moda 1884 a estação

Moda no Início do Século XX

Imaginar o universo feminino sem Blogs de Moda nos dias de hoje é como imaginar um mundo sem o telefone celular. Até alguns anos atrás vivia-se sem, agora se entra em desespero se não puder ver as últimas notícias em tempo real.

Um efeito disso é a celeridade com que ocorrem as mudanças. Parece que acabamos criando uma armadilha para nós mesmos, pois estamos sempre correndo atrás das últimas novidades.

Na virada do Século XIX para o XX (1900-1901), as mudanças de tendências eram bem mais lentas e a “última moda de Paris” podia ser de uns dois ou três anos atrás que ninguém iria notar. Mesmo assim, já circulavam revistas e jornais semanais para atualizar os guarda-roupas das mulheres mais antenadas (e ricas) da sociedade.

Pra quem pensa que  os Posts as matérias iam de como costurar roupas maravilhosas a como cozinhar um quitute sem igual para o seu marido… saiba que isso é meia verdade. Já em 1917, os assuntos passavam por poesia, conteúdos sobre ciências, problemas de matemática, charadas, notícias sobre eventos sociais, concursos de beleza, páginas sobre mulheres que se formavam na universidade e partituras musicais.

 

 

Já na década seguinte, a popularização do cinema, do carro e a arte moderna levaram a uma grande revolução cultural. Já se fala em ídolos do cinema, cortes modernos de cabelo e croquis de roupas semelhantes aos que usamos hoje.

Todas essas imagens foram tiradas de exemplares que a biblioteca Brasiliana da USP oferece gratuitamente na internet. Muito material desse acervo tem valor cultural inestimável e merece, pelo menos, uma visitinha da nossa parte. Eu, como aficionado por livros, baixei um sem número de obras de tudo que é tema.

4 comentários sobre “Moda no Início do Século XX

  1. Que legal que vc gostou, Mariana. Se quiser, dê uma olhada no acervo da USP. Procure por moda que vai aparecer várias revistas antigas. As propagandas de remédios milagrosos, tipo emplastro Brás Cubas, são muito engraçadas!!

  2. Que bom que gostou, Val. Procuraremos manter as postagens mais originais que pudermos. Essa época da postagem foi de uma virada importantíssima para as mulheres. Começavam a cursar faculdades, lutavam por direito de votar, mas ainda eram muito reprimidas. Fique de olho que feminismo e história serão assuntos recorrentes no blog. Bjo!!

Deixe um comentário