DESMISTIFICANDO A MODA

A MODA E SEU PAPEL SOCIAL

 A moda não pode ser vista de forma ingênua. Para além do consumo, da publicidade e da superficialidade, há um todo muito maior que deve ser considerado. Trata-se de um fenômeno social histórico que expressa a subjetividade das sociedades ocidentais pós modernas. (Barnard 2003, Lipovetsky 2009)

8b0d4-fefc942738596d38aea2ebf258ba761b

Sob o ponto de vista psicológico a respeito do que elegemos para vestir, afirma ser um instrumento de inserção em um grupo social, a construção, aceitação e definição da identidade. Relativo aos valores, referências culturais, sentimentos e uma enormidade de bagagem de cada indivíduo, pura expressão não verbalizada.

1952a-7a8ed4e85c1f8da260ff0d3adc2d76f7

Analisada por renomados sociólogos, diz-se que foi modificada. Ao longo do tempo, seu papel de fútil divisor de classes foi extinguido. A grande responsável: a globalização, a rapidez das informações, as conexões infinitas, os “looks do dia” que giram o mundo, a democratização da moda.

ccfdf-92df1b8482501a6bc04bfd2bf674cb11

O que unificou as tribos tornou possível uma efervescência de ideias e tendências surgindo das ruas, de anônimos e tornando-se sucesso. Não está mais atrelada apenas aos famosos estilistas das classes mais abastadas. Ela não se limita, ousa e transgrede. E está em constante construção e metamorfose, acompanha ciclos econômicos, identifica um povo.

 

 

Deixe um comentário